A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeronáutica (Infraero) informa que vem discutindo possíveis ações por meio de um Grupo de Trabalho (GT), em conjunto com as empresas aéreas e órgãos do setor aéreo e de meio ambiente, na busca de alternativas de redução e mitigação do ruído aeronáutico das operações do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.
Uma dessas ações é a realização de testes, desde o último domingo, dia 1º de outubro, até o próximo sábado, 7 de outubro, com procedimento de navegação aérea com abatimento de ruído em decolagens. Esse procedimento, denominado NADP 1 (Noise Abatement Departure Procedures, ou Procedimentos de Partida para Redução de Ruído), é definido pela Organização de Aviação Civil Internacional (OACI / ICAO) no documento “Procedures For Air Navigation Services – Aircraft Operations, Volume I, Doc 8186, Section 7”. Foram instaladas estações de monitoramento de ruído em pontos estratégicos dos bairros de Indianópolis, Itaim e Vila Nova Conceição.
Essas estações irão captar os níveis de ruído do ambiente e o aeronáutico sempre que houver sobrevoo de aeronaves. Os dados obtidos serão utilizados em análises e, posteriormente, considerados na tomada de decisão conjunta do Grupo de Trabalho sobre uma possível adoção desse tipo de procedimento no Aeroporto de Congonhas. A Infraero também disponibiliza um canal de comunicação de ruído aeronáutico. Para mais informações, leia a notícia completa.